Início do Conteúdo Principal

Nossa História

O Centro

Centro Espírita Bezerra de Menezes – CEBM, é uma organização religiosa, de duração ilimitada, nos termos do Inciso IV do Art. 44 do novo Código Civil, de 2002.  Foi fundado em 11 de dezembro de 1978 (2ª feira) na propriedade do Sr. Caricas, em frente ao atual endereço do Centro Espírita, na Rua Miguel Matte. Os fundadores, que formaram a primeira diretoria, foram: Presidente: Slavos Georges Caricas; Vice-presidente: Orlanda Achutti; Secretária: Claudete Santos Pereira; Tesoureiro: Ricardo Krambeck Jr. Formaram o Conselho Fiscal: Antonio de Azevedo Carvalho, Clotilde Perez D. de Fernandez e Saul Nobrega como Efetivos e Célio de Mello, Luiz Carlos da Silva Zafankauskas e Rosa Fernandes Santos como Suplentes.



Em 10 de novembro de 1979 (Sábado), às 18 horas, foi inaugurada a nova sede do CE Bezerra de Menezes, cujo endereço é o atual, ou seja, Rua Miguel Matte, 585 no Bairro Pioneiros, em Balneário Camboriú, Santa Catarina. Estiveram presentes nessa inauguração o representante da Federação Espírita Catarinense; o prefeito de Balneário Camboriú, Sr. Armando César Ghislandi; o representante do Centro Espírita Fé, Amor e Caridade de Blumenau e o representante do Centro Espírita Allan Kardec de Itajaí, entre outros.  A elaboração do 1º Estatuto da Instituição foi baseada em modelo fornecido pela FEC.



Para construir a atual sede do CEBM, o Sr. Caricas, através de reunião com os trabalhadores e colaboradores, explanou as necessidades de recursos materiais, financeiros, para a conclusão da obra solicitando a participação de todos, que colaboraram com tijolos, janelas, vidros, etc. A participação do Sr. Caricas nesses recursos foi bastante significativa o que viabilizou o feito. Entre suas atividades doutrinárias naquela época, o trabalho de cura era praticado, o qual deixou mais tarde de existir.

Em 20 de agosto de 1994, o Centro Espírita Bezerra de Menezes filiou-se a Federação Espírita Catarinense – FEC, tendo suas atividades desenvolvidas na área do estudo doutrinário espírita, exposições doutrinárias, passe, reuniões mediúnicas reservadas aos trabalhadores dessa área, atendimento fraterno, tratamento espiritual e trabalho assistencial.