Departamento de Atendimento Espiritual – DAE
O Departamento de Atendimento Espiritual – DAE envolve um conjunto de atividades que visam atender, adequadamente, as pessoas que buscam e frequentam o Centro Espírita com intuito de obter esclarecimento, orientação, ajuda e assistência espiritual e moral.O trabalho desenvolvido pelo Atendimento Espiritual no Centro Espírita abrange as seguintes atividades:
– “Recepção”;
– “Atendimento fraterno pelo diálogo”;
– “Explanação do Evangelho à luz da Doutrina Espírita”;
– “Atendimento pelo Passe”;
– “Irradiação”;
– “Evangelho no lar”;
– “Implantação do Evangelho no lar”;
– “Assistência Espiritual”.
ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL
- OBJETIVO
Possibilitar ao assistido uma compreensão mais ampla das origens e consequências dos desajustes espirituais, facultando sua participação ativa e consciente na busca do reequilíbrio, através dos recursos espíritas.
- PÚBLICO ALVO
Aquele que procurar a Casa Espírita apresentando desajustes espirituais. Serão encaminhados primeiramente ao Atendimento Fraterno pelo Diálogo, e após, se houver necessidade e interesse, encaminhados à Assistência Espiritual.
- DINÂMICA
Reuniões semanais com duração de 60 minutos, em ciclos de 12 semanas.
- RECURSOS ESPÍRITAS
Atendimento Fraterno pelo diálogo;
Palestra Pública;
Passe;
Água Magnetizada;
Evangelho no Lar.
ATENDIMENTO FRATERNO PELO DIÁLOGO
O Atendimento Fraterno pelo Diálogo, de conformidade com os princípios do Evangelho à luz da Doutrina Espírita, oferece aos que frequentam o Centro Espírita – em especial aos que o procuram pela primeira vez – o apoio, o esclarecimento, a consolação e o amparo de que necessitam para vencer as suas dificuldades, dando-lhe a oportunidade de expor livremente, em caráter privativo e sigiloso, seus problemas e necessidades.HORÁRIOS:
Veja estas informações no menu superior em HORÁRIOS.
EVANGELHO NO LAR
O EVANGELHO NO LAR é uma reunião semanal da família, em dia e hora previamente estabelecidos. Tem por finalidades estudar O Evangelho segundo o Espiritismo de maneira programada, criar o hábito do estudo evangélico e da oração em família; higienizar espiritualmente o lar por meio de pensamentos e sentimentos elevados em momentos de prece, paz e união; fortalecer os laços da afinidade familiar. Todas as pessoas integrantes do lar, incluindo as crianças e eventuais visitantes devem participar.- DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES
a) Leitura de uma página de um livro de mensagens – como Fonte Viva, Vinha de Luz, Pão Nosso, Caminho Verdade e Vida –, visando à harmonização e sintonia de todos;
b) Prece inicial;
c) Leitura e comentários de O Evangelho segundo o Espiritismo ou de página evangélica, com a participação de todos os presentes. O estudo poderá ser enriquecido com histórias ou narrativas de fatos reais vinculadas ao assunto;
d) Poderão ser feitas vibrações pelos familiares, amigos, enfermos e outros;
e) Prece de encerramento.
- RECOMENDAÇÕES E OBSERVAÇÕES
a) Escolher ambiente na casa que melhor acomode a família e demais participantes da atividade.
b) Realizar a reunião do Evangelho no lar semanalmente, em dia e hora previamente estabelecidos.
c) Colocar água para ser magnetizada pelos Benfeitores Espirituais.
d) Abster-se de manifestações mediúnicas.
e) Convidar as crianças a participar com canto, poesia, histórias, prece e comentários, conforme sua capacidade ou possibilidade.
f) Evitar suspender a reunião por motivo de passeios, acontecimentos fúteis ou de visitas inesperadas, que deverão ser convidadas a participar.
g) Manter conversação edificante antes, durante e depois da reunião.
h) Evitar ultrapassar o tempo de 30 minutos para a realização da reunião.
i) O texto para leitura e reflexão poderá ser colhido nos livros O Evangelho Segundo o Espiritismo, Evangelho em casa, Jesus no Lar e outros caracterizados pelo estudo da moral cristã à luz da Doutrina Espírita.
- VEJA NESSE VÍDEO A SIMULAÇÃO DE UM EVANGELHO NO LAR realizado pelo GENA (Grupo Espírita Nossa Arte), do Centro Espírita Amor e Humildade do Apóstolo, de Florianópolis, baseado no livro O Evangelho em Casa, de Chico Xavier e Meimei.
PASSE
HORÁRIOS:
Veja estas informações no menu superior em HORÁRIOS.
ÁGUA MAGNETIZADA
“Meu amigo, quando Jesus se referiu à benção do copo de água fria, em seu nome, não apenas se reportava à compaixão rotineira que sacia a sede comum. Detinha-se o Mestre no exame de valores espirituais mais profundos. A água é dos corpos o mais simples e receptivo da terra. É como que a base pura, em que a medicação do Céu pode ser impressa, através de recursos substanciais de assistência ao corpo e à alma, embora em processo invisível aos olhos mortais. A prece intercessória e o pensamento de bondade representam irradiações de nossas melhores energias. A criatura que ora ou medita exterioriza poderes, emanações e fluidos que, por enquanto, escapam à análise da inteligência vulgar e a linfa potável recebe a influência, de modo claro, condensando linhas de força magnética e princípios elétricos, que aliviam e sustentam, ajudam e curam. A fonte que procede do coração da Terra e a rogativa que flui no imo d’alma, quando se unem na difusão do bem, operam milagres. O Espírito que se eleva na direção do céu é antena viva, captando potências da natureza superior, podendo distribuí-las em benefício de todos os que lhe seguem a marcha. Ninguém existe órfão de semelhante amparo. Para auxiliar a outrem e a si mesmo, bastam a boa vontade e a confiança positiva. Reconheçamos, pois, que o Mestre, quando se referiu à água simples, doada em nome da sua memória, reportava-se ao valor real da providência, em benefício da carne e do espírito, sempre que estacionem através de zonas enfermiças. Se desejas, portanto, o concurso dos Amigos Espirituais, na solução de tuas necessidades fisiológicas ou dos problemas de saúde e equilíbrio dos companheiros, coloca o teu recipiente de água cristalina, à frente de tuas orações, espera e confia. O orvalho do Plano Divino magnetizará o líquido, com raios de amor, em forma de bênção, e estarás, então, consagrando o sublime ensinamento do copo de água pura, abençoado nos Céus.” – Obra: Segue-me/Chico Xavier através do Espírito EmmanuelLízias, citado por André Luiz em Nosso Lar, esclarece:
«[…] sabemos que a água é veículo dos mais poderosos para os fluidos de qualquer natureza. Aqui [na Colônia Nosso Lar], ela é empregada sobretudo como alimento e remédio. Há repartições no Ministério do Auxílio absolutamente consagradas à manipulação da água pura, com certos princípios suscetíveis de serem captados na luz do sol e no magnetismo espiritual.» Obra: Nosso Lar, cap. 10 – Chico Xavier/André Luiz